Primeiramente Feliz Ano Novo pra você amigo leitor! Que 2016 seja tão bom quanto 2015 foi para nós nerds e que seja ainda melhor em todos os outros aspectos!
E agora indo pro nosso assunto de hoje, no primeiro post do ano, vou falar de algo que gosto muito mesmo: Sherlock Holmes.
Diferente do que diz o título, não vou apenas comparar os atores principais, quero fazer uma comparação entre outros personagens que julgo essenciais, como o Watson, Lestrade e Moriarty.
Minha experiência com Sherlock Holmes
Minha primeira experiência com Sherlock Holmes foi na escola, se não me engano na 8ª série (ou foi na 7ª?). Na aula de literatura, tínhamos algumas opções de leitura, dentre elas, Sherlock Holmes em: o Signo dos Quatro.
Sempre havia ouvido falar boas coisas sobre a obra de Arthur Conan Doyle, e sempre gostei de suspense, mistérios e investigação, então advinha qual foi a minha escolha?
Antes da avaliação, quero ser honesto com vocês, ainda falando sobre minha experiência com vocês. Estou assistindo à série no Netflix atualmente, faltam um ou dois episódios para terminar, e recentemente assisti ao primeiro filme novamente.
Li todos os quatro romances de Sherlock Holmes, porém li poucos livros de contos. E já faz quase um ano que li o último livro sobre o detetive.
Então, se eu deixar escapar algo que vocês julguem importante vocês me ajudam nos comentários, ok?
Ah, outra coisa, adoro tanto a série quanto o filme, mas aqui, em um primeiro momento, vou me ater mais a comentar a fidelidade ao livro, depois no finalzinho, deixo meu parecer sobre a qualidade.
SÉRIE X FILME
SÉRIE
Uma série curta de episódios longos (9 episódios de 1 hora e 20 minutos cada) traz uma proposta diferente: Sherlock Holmes no século XXI.
Essa releitura traz alguns aspectos bastante interessantes, ao mesmo tempo em que, obviamente, por ser tão distante do final século XIX e início do XX, acaba causando algumas discrepâncias com o livro.
Apesar disso, acredito que a série priorize mais o lado investigativo e intelectual, que é o que ocorre na maioria dos livros, do que nos filmes.
FILME
Apesar de se passar na mesma época dos livros, os filmes não contam alguma história em específico dos filmes (a não ser que conte algum dos contos que ainda não li), então a análise da fidelidade para com a obra fica por conta das características dos personagens.
Outro ponto em que o filme difere da obra original, é que o foco maior, ou pelo menos as cenas mais memoráveis, estão nas partes de ação. Não que isso não ocorra, e muito no livro, mas na obra escrita há uma atenção maior às cenas investigativas e intelectuais.
Pode parecer assim que eu ache ruins os filmes ou que os ache muito diferente dos livros, certo? Muito pelo contrário, vamos ver isso nas descrições dos personagens.
SHERLOCK HOLMES
BENEDICT CUMBERBATCH x ROBERT DOWNEY JR
O Sherlock da série da BBC está mais para alguém que sofre de algum tipo de autismo ou algo do tipo. Ele é mais antipático e menos humano que o do livro.
Todos nós sabemos que Sherlock Holmes é quase nada sentimental, mas no livro ele ao menos é “educado”, tenta não parecer tão grosseiro, e até chega a contar piadas.
O Sherlock de Cumberbatch é mais grosseiro e mais arrogante do que o de Downey Jr. Embora seja verdade que no decorrer da série, o SH de Cumberbatch vá, aos poucos, se “humanizando” mais.
Então, devo dizer que o Sherlock dos filmes é mais semelhante ao do livro. Apesar de algumas vezes a crítica dizer, e até certo ponto eu concordo, que o Downey Jr interpreta Holmes tal qual interpreta Tony Stark.
JOHN WATSON
MARTIN FREEMAN X JUDE LAW
Aqui está a única diferença que chega a me incomodar.
O Watson de Freeman é meio “acessório”, tipo Michel Temer sabe?
Pois é, no livro, assim como no filme, Watson é mais firme, mais decidido e também melhor considerado por Holmes do que o Doutor da série.
Acho que o Watson da série me lembra mais o Alan Harper de Two and a Half Men do que o John Watson das obras de Arthur Conan Doyle.
INSPETOR LESTRADE
RUPERT GRAVES X EDDIE MARSAN
Mais uma vez o filme é mais fiel ao livro.
Assim como no livro, o Lestrade de Eddie Marsan não vê com bons olhos a ajuda de Holmes nas soluções dos casos. Ele o vê com certa rivalidade (e inveja, óbvio, tudo recalque) e só pede a ajuda de Holmes, relutantemente, quando o caso é complicado demais.
Na série, o inspetor é um tanto mais simpático, e devo dizer que até gosto disso. Além disso, ele tem admiração por Sherlock Holmes, e podemos dizer que o considera um amigo.
JAMES MORIARTY
ANDREW SCOTT X JARED HARRIS
Aqui talvez a minha comparação seja prejudicada pelo fato de que, como já havia falado, ter lido poucos contos, e o Professor Moriarty aparece apenas nos contos.
Então me limito a dizer que sim, mais uma vez o filme é mais fiel ao livro, o Moriarty da série nem ao menos é um professor, ele é um “consultor criminal”. Entretanto…
… o James (ou Jim) Moriarty da série é simplesmente demais!
É um personagem totalmente surpreendente, cruel e cômico. Você nunca sabe o que esperar dele, e a interpretação de Andrew Scott é simplesmente perfeita.
Aliás, aproveitando a carona dos “personagens que não tenho muito a comparar pois li poucos contos”. A Irene Adler da série também é absolutamente incrível, o episódio em que ela aparece é um dos melhores, é um marco na série.
CONCLUSÃO
Quem é mais fiel?
Pudemos ver que o Sherlock Holmes de Robert Downey Jr ganhou essa comparação com a fidelidade ao livro.
Mas isso é o suficiente para dizer que o filme é melhor que a série?
De jeito nenhum!
Como eu disse no começo, a proposta da série é bastante diferente, é trazer Sherlock Holmes pros dias atuais, pra Londres do século XXI. Então naquilo que ela se propõe, a série é perfeita! (Exceto pelo Watson, hehehe)
Meu conselho?
OLHE OS FILMES E TAMBÉM OLHE A SÉRIE!
E É CLARO, LEIA OS LIVROS!
P.S.:
Há ainda outra série baseada em Sherlock Holmes chamada: Elementary.
Devo dizer que a primeira vez que me falaram nessa série tive um acesso de raiva (pode me chamar de fanboy mesmo).
Motivos:
– Não sei de onde que tiraram que Sherlock Holmes fica falando: “Elementar meu caro Watson”. E essa frase é algo meio popularizado até, só que nos livros eu nunca vi isso acontecer, se aconteceu foi uma ou duas vezes. A não ser que na versão original em inglês ele fale isso, alguém sabe?
– Watson é uma mulher. (Achei que já é releitura demais, na minha humilde opinião);
– Eles vivem em Nova York (Releitura demais de novo).
Porém, conversando esses dias com um amigo que já olhou, ele me disse que é muito bom.
E o que vocês me dizem?
É bom mesmo?
Devo deixar meu preconceito de lado?